BIOFLORA PAISAGISMO E JARDINAGEM

CONTATO: bioflorapaisagismoejardinagem@gmail.com

ESTAÇÃO DAS IDÉIAS: PAISAGISMO VERTICAL





Visando modernidade e criatividade, o paisagismo vertical é uma tendência que definitivamente veio para ficar. Muitas vezes, por conta da falta de espaço, é uma ótima opção de baixo custo e bom gosto. Esse tipo de paisagismo também é conhecido como Parede Verde, Greenwall, painel verde ou jardim vertical. E os materiais utilizados para este tipo de paisagismo são dos mais variados: vão desde garrafas pet, vasos de cerâmica, blocos de concreto, latas (aquelas tipo de doce de pêssego), vasos de fibra de coco, painéis de madeira, até estruturas complexas com sistema de irrigação automatizado. Mas atenção: é preciso estar atento e contratar mão de obra especializada, pois alguns fatores devem ser levados em conta na hora de implantar um jardim vertical como por exemplo, o tipo de planta, o tipo de ambiente, claridade, irrigação, pois somente assim, o jardim permanecerá bonito por muito mais tempo. Dependendo do tipo de ambiente, como por exemplo, um ambiente com pouca luz direta, é legal utilizar plantas do tipo peixinhos, peperômias, samambaias, orquídeas e até mesmo bromélias de sombra; existem outras opções também; daí vai da preferência do cliente e do profissional. Um fato curioso, é que, até mesmo estabelecimentos comerciais, principalmente, restaurantes, estão optando por hortas verticais que são uma boa opção econômica e porque não, de decoração também. O bom , é que os clientes podem notar que os temperos são frescos e utilizados em seus pratos. Uma outra opção bem diferenciada, é um jardim vertical de orquídeas, que tem suas flores com boa durabilidade (dependendo da espécie), não ocupa muito espaço e exige pouca manutenção: basta água uma vez por semana e conforme a espécie, troca de substrato. De qualquer modo, o importante é o gosto do cliente, desde que, dentro das condições ideais para um jardim saudável e bem desenvolvido. Aqui selecionamos algumas imagens de projetos que são idéias bem legais e de diferentes níveis de realização. Vale a pena conferir. Em caso de dúvidas, estamos aqui para esclarecê-las com o maior prazer.

 Para um melhor entendimento do assunto, segundo um site especializado em paredes verticais, o termo greenwall diz respeito a um conjunto de técnicas para cultivo vegetal na vertical independente de solo com vistas a integrar a natureza na arquitetura, parte de uma tendência global contemporânea de gerar uma maior interpenetração entre a civilização e a natureza. Manifestações desta tendência são inúmeras e incluem telhados verdes e prédios com espaços externos para plantas. Traduzindo temos: “Paredes verdes”, total ou parcialmente recobertas por vegetais diversos, gerando um efeito estético magnífico, aumentando a umidade relativa e a oxigenação do ar, absorvendo poluentes e ruídos e economizando energia pelo isolamento térmico associado. Adicionalmente, no contexto da arte contemporânea, tais iniciativas se expandem para além do universo puramente pragmático, podendo ser reconhecidas como verdadeiras obras de arte, como pinturas em telas gigantes, cujas cores e texturas são plantas vivas, com toda a sua riqueza de contrastes e visuais impactantes e constantemente mutáveis, gerando ainda um dinamismo sem precedentes na história da arte. Em resumo pode-se dizer que se trata de uma expressão arquitetônica inovadora que, pela primeira vez na história, se utiliza de elementos vegetais em sua própria concepção estrutural, resultando em edificações mais belas e adaptadas a um mundo em crescente carência de sustentabilidade ambiental. 
O cultivo de qualquer espécie herbácea (que não forma tronco) é possível utilizando a técnica retratada abaixo com um exemplo estrutural convencional plano e uma estrutura cilíndrica à frente (podem ser moldadas em qualquer forma) em primeiro plano seguido de um esquema à direita de sua estrutura em dupla tela de alumínio rígido no interior da qual um substrato desenvolvido especialmente para esta técnica. As plantas desenvolvem suas raízes no interior deste substrato alimentadas por um sistema superior de irrigação acionado por timer. Vale mencionar que o conjunto fica separado da parede de alvenaria por suportes também de alumínio, impedindo infiltrações.
Em nossa página no facebook tem mais fotos, confira!! https://www.facebook.com/media/set/set=a.113069185560807.1073741828.100005731782169&type=3



Até blocos de concreto podem ser
utilizados para implantação de jardins
verticais
 
"Painel verde" com bromélias


o que não falta é ideia














Nenhum comentário:

Postar um comentário